domingo

Casa de família ou 'Irish House' 

Para os estudantes que querem se ambientar com a cultura local, nada melhor do que ficar hospedado em uma típica casa de família irlandesa nos seus primeiros dias no país.
Nesse tipo de acomodação, você terá duas refeições por dia: café da manhã e jantar. Ou seja, você vai estudar e aproveitar a sua estadia Irlanda sem se preocupar com outros detalhes. Além do mais, você poderá contar com a ajuda de sua família irlandesa na hora de escolher alguns lugares para visitar no país e quando surgir alguma dúvida no inglês. 
 No entanto, existem algumas regras para esse tipo de residência. É preciso avisar à família, com antecedência, no caso de você não ficar para o jantar ou precisar retornar tarde para casa se quiser sair com os amigos à noite.
 Na maioria dos casos, as famílias irlandesas optam pela tranquilidade e sossego das áreas mais afastadas para morar. Por isso, muitas famílias vivem distantes do centro da cidade, o que não chega a ser um problema já que a Irlanda é bem estruturada com opções de transporte público (ônibus, trem e Luas, espécie de bondinho para nós) e você poderá conhecer melhor as regiões fora da cidade, que costumam a ser muito agradáveis para se viver. 
É de bom tom levar presentes para os familiares, mas evite itens pessoais que possam não servir ou causar embaraço. Algumas sugestões são: CD de músicas brasileiras, café, doces típicos como Paçoca, Pé-de-Moleque, canetas decoradas e qualquer outra coisa associada ao Brasil. 
Assim que chegar informe-se como funciona o transporte público e como você vai fazer para chegar à escola e voltar. Descubra também onde fica o supermercado mais próximo, para o caso de querer comprar algo para seu consumo. 
Viver na casa de família pode ser uma das experiências mais agradáveis da sua vida. Encare esse momento com positivismo e seja flexível, pois você não está na sua casa. Nada melhor do que se adequar às regras locais e viver como um “Irish”. Lembre-se que Intercâmbio é uma troca de culturas e não é apenas o aprendizado da língua Inglesa, mas é toda uma experiência de viver fora, longe da família e com pessoas diferentes. Caso você não esteja satisfeito com a sua família, entre em contato com a escola (a Intercâmbio Vision não tem controle sobre a escolha de famílias e, por isso, não se responsabiliza pelas mesmas) para que eles possam resolver o seu problema da melhor maneira possível.
Regras: Em muitas casas as famílias tem afixada (nos quartos, possivelmente) uma regra de conduta (que varia de família para família) com o que pode e o que não pode fazer. Leia-a e siga as instruções corretamente, em caso de dúvidas, pergunte sempre. As famílias que abrem suas portas para hospedarem os estudantes estrangeiros gostam de conviver com pessoas educadas, amigas e prestativas. Portanto elas esperam que os estudantes se portem como membros da família, respeitando as regras da casa, participando das refeições e das datas comemorativas.
Refeições: Como as refeições são preparadas pela própria família, sempre avise se você estará ou não presente nos jantares. Isto evita atritos ou situações desagradáveis (como a família preparar a refeição e você simplesmente não aparecer). É de bom tom avisá-los dos seus horários de chegada ou saída, principalmente caso você vá para uma festa ou Pub. As famílias geralmente não permitem os estudantes cozinhar. Informe-se conosco sobre a quantidade de refeições que você tem direito. Normalmente está incluso o Café da manhã e o Jantar nos valores cobrados, porém podem haver alterações. Vale lembrar que, no almoço, os Irlandeses costumam comer apenas um lanche.
Quarto: A família deverá providenciar a roupa de cama, travesseiro, cobertores e toalhas no momento da sua chegada, e que deverão ser trocados com certa frequência. Lembre-se que você está em um ambiente familiar e não em um hotel, portanto a limpeza e organização de seu quarto dependerá também de você. Pode acontecer de você ter que dividir o quarto com outras pessoas (sempre do mesmo sexo), portanto, caso queira privacidade e/ou ficar em um quarto individual, veja anteriormente a disponibilidade conosco antes da viajem, pois isso também diferencia no custo.
Banheiro: É muito provável que você vá dividir o banheiro com outras pessoas da casa, portanto, mantenha o bom senso e não ocupe o banheiro por muito tempo, principalmente nos “horários de pico” que são os períodos da manhã e o final da tarde. Deixe o banheiro da maneira que você o encontrou, mantenha a ordem e não deixe seus objetos ou roupas espalhadas. Outro ponto importante é que os Europeus costumam jogar os papéis higiênicos dentro do vaso sanitário (pois o sistema de saneamento na Europa é preparado para receber papéis) e dão descarga, pode ser que a sua casa seja assim,  então não vá estranhar caso não encontre o lixinho.
Lavanderia: Em algumas famílias a roupa é lavada pelo próprio estudante, eles apenas explicam o procedimento para usar a máquina de lavar. Se a família for lavar a sua roupa, eles o fazem uma vez por semana, portanto, tenha controle das roupa e, caso precise, economize.  Na maioria dos casos as roupas são lavadas com água quente. É possível, assim, que alguns tecidos se deformem ou encolham. Caso queira, também há várias opções de lavanderias pela cidade e os valores são bem em conta quando há bastante roupa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário